Monday, September 04, 2006

ICSI
Abaixo vou colocar uma explicação que achei na internet que define exatamente passo a passo o meu tratamento, assim voçês poderam entender melhor o que para muitas só levam 2 minutos e pronto baby is on the way, para muitas como nós precisamos de uma ou mais vezes para que finalmente possamos ter um resultado positivo. O Post é enorme, mas vale a pena dar uma lida..esclarece várias duvidas.

Indução da ovulação e inseminação intra uterina

ORIENTAÇÕES BÁSICAS SOBRE OVULAÇÃO E INDUÇÃO DA OVULAÇÃO FERTILIZAÇÃO IN VITRO e ICSI (INJEÇÃO INTRACITROPLASMÁTICA DE ESPERMATOZÓIDE)

Super ovulação e fertilização in vitro (FIV)

Em 1968, na Inglaterra, Dr. Roberto Edwads, médico cientista e Dr. Patrick Steptoe, médico ginecologista e obstetra, iniciaram uma colaboração histórica que culminaria com a maior descoberta médica do século: o primeiro bebê de proveta do mundo. Louise Brown, nascida em 1978.

O que é ovulação?

Em um ciclo menstrual normal, o hormônio folículo estimulante (FSH), secretado pela hipófise, estimula os folículos no ovário permitindo o seu crescimento. Normalmente, a cada mês, somente um destes folículos torna-se dominante. Com o crescimento do folículo, o óvulo torna-se maduro e há um aumento na produção do hormônio estradiol. Quando o estradiol plasmático alcança cerca de 250 pg/ml, uma onda de FSH e outro hormônio chamado luteinizante (LH) é produzido, o que causa a liberação do óvulo do folículo, que está pronto para ser fertilizado. Este fenômeno chama-se ovulação.Uma vez que o folículo tenha liberado o óvulo, origina-se o corpo lúteo que produz o hormônio progesterona. Os níveis de progesterona atingem o pico 7 dias após a ovulação, continuando a aumentar somente diante de gravidez. Caso a gravidez não ocorra, os níveis de progesterona caem e o próximo ciclo inicia.

O que é superovulação?

O objetivo da estimulação ovariana para a fertilização in vitro (bebê de proveta) é alcançar o desenvolvimento de maior número de folículos possíveis e assegurar um desenvolvimento endometrial receptivo à implantação de embriões. Serão administradas injeções de hMG (FSH e LH) ou FSH puro, em doses altas o suficiente para permitir que mais de um folículo amadureça; e portanto, um grande número de folículos seja recrutado.

O que é fertilização in vitro?

A técnica consiste basicamente em permitir que a fertilização dos óvulos, pelos espermatozóides, ocorra fora do corpo humano (in vitro). Uma vez ocorrida a fertilização , os embriões são transferidos ao útero materno para o desenvolvimento gestacional. Indicações A superovulação seguida da FIV, está indicada nos seguintes casos:. Insucesso na indução da ovulação ou na superovulação com inseminação intra uterina (IUI). Obstrução ou ausência tubária. Oligospermia (baixo número de espermatozóides). Azoospermia (ausência de espermatozóides). Infertilidade inexplicada. Fatores imunológicos

O seu tratamento passo a passo

Anterior ao tratamento Alguns exames são obrigatórios para o casal que inicia um tratamento de infertilidade: Elisa anti HIV, Elisa HBs Ag (hepatite B), Elisa HCV (hepatite C), VDRL (sífilis). Para a mulher será verificada sua imunidade para rubéola.O seu médico também prescreverá a administração de ácido fólico, essencial para a evolução de uma boa gestação.No ciclo menstrual imediatamente anterior a FIV, o médico poderá prescrever para o casal um antibiótico, azitromicina (ZitromaxÒ ou NovatrexÒ), 1 grama, dosagem única, via oral. Um creme vaginal a base de tinidazol (CartraxÒ ou GinopletilÒ) também será prescrito para uso durante 7 a 10 dias. A necessidade dessas medicações será avaliada pelo seu médico, de acordo com seus exames.

Tratamento Controle do ciclo menstrual

A primeira fase do tratamento envolve a administração de drogas via oral, que têm como objetivo apenas o controle do seu ciclo menstrual. De acordo com a conduta médica, poderá ser prescrito para você drogas para suprimirem a ovulação (supressão hormonal) ou anticoncepcional oral (ACO). O ACO será prescrito por um período de pelo menos 15 dias e no máximo 45 dias.

Supressão hormonal

O hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), secretado pelo hipotálamo, na forma de pulsos, estimula a liberação de hormônio folículo estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH) pela hipófise. Estes hormônios atuam nos ovários influenciando as fases do ciclo menstrual. Os análogos sintéticos do GnRH (Lupron kit subcutâneoÒ, Lupron DepotÒ SynarelÒ e ZoladexÒ, por exemplo) atuam de forma semelhante; provocando uma queda nas concentrações hormonais. É desta forma que se tem um maior controle para iniciar a estimulação ovariana.A administração do análogo do GnRH (GnRHa) deverá iniciar 4 a 7 dias antes da interrupção do ACO ou a critério médico. A administração será de 10 a 20UI por dia, via subcutânea, preferencialmente no período da noite (20:00 h). No caso do uso do ZoladexÒ ou Lupron DepotÒ será administrada apenas uma ampola que oferece ação prolongada. O SynarelÒ será administrado através de spray nasal. Superestimulação ovariana Uma vez iniciado o ciclo menstrual a paciente comparecerá para avaliação através de ultra som basal. Tomando-se conhecimento de que não há ciclo ovariano e os níveis hormonais estão baixos, a dosagem do GnRHa será mantida e a estimulação terá início.

A estimulação ovariana envolve a administração de drogas por via subcutânea ou intramuscular, para tentar aumentar os níveis de hormônio e consequentemente o número de folículos produzidos pelo ovário. Os níveis de hormônio folículo (FSH) e hormônio luteinizante (LH), são administrados em doses mais altas do que as que são produzidas em um ciclo normal, tentando desta forma, que mais de um folículos torne-se dominante e amadureça.As gonadotrofinas humanas (FSH e LH), estão entre as drogas de maior sucesso para a indução da ovulação, podendo ser feita com hMG (MenogonÒ, Menopur ou MerionalÒ) ou FSH (GonalÒ, PergonalÒ ou FostimonÒ). Amadurecimento folicular Uma vez estabelecido que os folículos ovarianos estejam maduros (visualizados no ultra som com cerca de 16-18 mm de diâmetro), a paciente é avisada para interromper as injeções de hHG ou FSH e GnRHa, e administrar uma única injeção de gonadotrofina coriônica (hCG). É importante que nesta fase, as relações sexuais sejam evitadas. A injeção de hCG (PregnylÒ, ChoriomonÒ, ChoragonÒ ou OvidrelÒ) deverá fazer a paciente ovular 36 a 40 horas após à sua administração. Aspiração dos folículos ovarianos ou captação de oócitos.

No dia da aspiração dos folículos ovarianos você e seu marido deverão comparecer à Clínica e procurar pela enfermeira. É necessário que você esteja em jejum de sólidos e líquidos há 6 horas.O seu marido coletará uma amostra de sêmen e preencherá um questionário pertinente à coleta.

A aspiração folicular é feita no Centro Cirúrgico da Clínica e dura cerca de 10 a 20 minutos. Para seu maior conforto uma anestesia leve será administrada (Sedação). Terminado o procedimento, você repousará por 1 hora, e poderá deixar a Clínica.

Transferência de Embriões

No segundo ou terceiro dia após a aspiração folicular, uma vez ocorrida a fertilização dos oócitos, vocês retornarão para a transferência de embriões.Não há necessidade de jejum, mas você deverá estar com a bexiga cheia. Vocês serão encaminhados ao Centro Cirúrgico e a transferência de embriões ocorrerá no mesmo local onde houve a aspiração folicular. O procedimento é semelhante ao exame ginecológico. O espéculo é colocado para visualizar o colo uterino, e os embriões são colocados no útero através de um cateter especial. Após, alguns cuidados devem ser observados. Você ficará na Unidade de Internação onde manterá repouso absoluto por 1 hora e repouso relativo nas próximas 24 horas. Nos próximos 3 dias, leve uma vida tranqüila, evite exercícios físicos vigorosos. Mantenha abstinência sexual por 1 semana. Devido às chances de gravidez aumentarem com o número de embriões transferidos, caberá à você e ao seu marido, diante das orientações médicas, decidirem sobre este número.

No Brasil, o número máximo de embriões permitido para transferência é de 4.

Estatisticamente as chances seriam:

Númeor de embriões implantados:

01 8% a 15%02 16% a 25%03 25% a 35%04 30% a 50%

Ao se transferir 4 embriões, a probabilidade de gravidez múltipla seria:

Quádruplos .................... 5%

Trigêmeos ...................... 10%

Gêmeos .......................... 25%

Feto único ...................... 60%

Suporte na fase luteal

O corpo lúteo é essencial para a manutenção da gravidez nas primeiras 6 semanas após a ovulação. Assim sendo, um suporte hormonal deverá iniciar no dia da transferência de embriões. A suplementação na fase lútea poderá ser feita com hCG (PregnylÒ, ChoriomonÒ ou ChoragonÒ) 1500 a 2000 UI, via intra muscular, a cada três ou quatro dias.. Também poderá ser usado progesterona micronizada (EvocanilÒ), 6 a 8 comprimidos por dia (via oral) ou 2 comprimidos por dia (via vaginal); ou dihidrogesterona (DuphastonlÒ), 3 comprimidos por dia (via oral). Também poderão ser usados supositórios de progesterona, 200 mg via vaginal. Essas medicações são muito importantes, uma vez que a progesterona tem um importante papel na preparação do endométrio uterino para receber o óvulo fertilizado.

Após a transferência de embriões

Após a transferência de embriões você ficará na Unidade de Internação onde manterá repouso absoluto por 1 hora e repouso relativo nas próximas 24 horas. Nos próximos 3 dias, leve uma vida mais tranqüila, evite exercícios físicos vigorosos (subir escada, dirigir, pegar peso, etc.). Mantenha abstinência sexual por uma semana.

Confirmação de gravidez:12 a 14 dias após a transferência de embriões – dosagem de b-hCG no sangue.14 dias após Teste de gravidez positivo – ultra-som.


4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

wow...ter filho nao e facil nao ne?! Qdo vc vai fazer a implantacao? Boa sorte,
Se vc acreditar e ter fe, vai acontecer...
Bjs
Cris

12:09 PM  
Blogger Marjorie said...

Oi Amiga está previsto entre o dia 20 e 24 de setembro mas muita coisa pode acontecer até lá mas o blog vai estar sempre atualizado asssim vc pode acompanhar de longe a criação, produção melhor dizendo da maiguinha(o) da Stella.

12:16 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi amorrrrr!!!
Bom! esse texto eu ja conheco e sei muito bem o quao dificil eh passar por isso tudo porem, meu amor eh q sofre mais. Mas eu tambem tenho q me sacrificar muito na hora de fazer os esperminhas para a fecundacao. Eh um momento dificil e q devemos estar super concentrados, nao eh meu amor?!?!? rsrsrsr Mas vcs podem ter certeza q, para estarmos passando por isso tudo eh por q desejamos muito ter filhos, senao ja teriamos desistido logo no comeco.

6:02 PM  
Anonymous Anonymous said...

ola,said td bem?Eu sei bem o q vcs estão passando p q ja fiz 3x(FVI+ISCI)e nada.Agora estou esperando q DEUS NOSSO SENHOR,possa me dar força novamente para tentar denovo.

10:25 PM  

Post a Comment

<< Home




voltar ao início

<BODY>