Wednesday, November 01, 2006

Refri, meu eterno vício!

Larguei cigarro e cerveja, mas minha coca light parece ainda anos luz de ser esquecida pela minha mente. Sei que não é aconselhavel nenhum tipo de cafeína durante a gravidez e prometi ao William e à mim mesma que largaria minha coca light durante a gravidez e amamentação e para isso andei reparando que preciso fazer um trabalho de mente desde agora e ír diminuíndo aos poucos. Como sempre existiu um mito ao redor dos males do refrigerante resolvi copiar essa reportagem que eu achei bem interessante, espero que vcs gostem.
Mito ou verdade?
Refrigerante light engorda menos que suco natural.José Mauro de Moraes, Abir: Mentira.
No entendimento da Abir, não há alimento ou bebida que engorde mais ou menos. As pessoas engordam pela combinação de dieta inadequada e falta de atividade física e só aumentam de peso quando seu consumo calórico (a soma do valor calórico de gorduras, açúcares e proteínas) excede o gasto. Sucos e refrigerantes podem fazer parte de uma dieta saudável. Carla Cristina Enes, nutricionista: Nem mentira nem verdade. Os refrigerantes ligth têm em média menos de cinco calorias para cada 100ml do produto. De uma maneira geral, os sucos naturais apresentam em média de 40 a 80 calorias por 100 ml. No entanto, é importante ressaltar que se deve sempre dar preferência para o consumo de sucos naturais, já que os mesmos ofertam uma grande quantidade de vitaminas e antioxidantes. Sob o ponto de vista calórico, os refrigerantes light têm menor conteúdo de energia se comparados aos sucos, mas isso não os coloca em posição privilegiada para opção de consumo, já que são bebidas sem valor nutricional algum.
Refrigerante incha o estômago.José Mauro de Moraes, Abir: Mentira.
O consumo normal de uma bebida com gás, seja refrigerante ou água mineral, não deixa o estômago inchado. O gás presente no refrigerante é rapidamente eliminado. No entanto, caso uma pessoa beba grande quantidade de uma bebida gasosa em curto espaço de tempo ela pode experimentar algum desconforto.Érika Alvarenga, nutricionista: Verdade. O gás faz mal. Ele fermenta e estufa porque distende a parede do estômago, e dá uma falsa impressão de satisfação. O que acontece é que quanto mais distender, mais o estômago vai pedir alimentos e, assim, vai ficando flácido.
Misturar uma fatia de limão ou de laranja ao refrigerante pode fazer mal.José Mauro: Mentira. Tanto não é verdade que os refrigerantes de limão e laranja contêm suco das frutas. Essa é só mais uma das lendas da internet que já foram desmentidas pelas próprias entidades citadas.Carla Enes: Mentira. Não existem resultados de pesquisas científicas que confirmem os malefícios causados pela adição de limão ou laranja aos refrigerantes. É pouco provável que a acidez dessas frutas possa interferir negativamente na saúde, já que o próprio suco gástrico, tão importante na digestão dos alimentos, apresenta um pH em torno de 1,5.
A composição dos refrigerantes é toda química e por isso a fórmula não é revelada.José Mauro: Mentira.
Refrigerantes são compostos por água, açúcar (no caso dos light/diets o açúcar é substituído por edulcorantes, também conhecidos como adoçantes), dióxido de carbono (gás), sucos, extratos vegetais e alguns aditivos que tem por finalidade manter a qualidade, conservá-los e dar sabor e aroma. Todos os aditivos são aprovados pelas autoridades de saúde e somente podem ser usados em quantidades limitadas de acordo com normas específicas. Erika: Mentira. O refrigerante é composto por carboidratos, açúcar e eletrólitos, como o sódio e o potássio. Não faz mal para a saúde, mas também não é tratamento de nada.
Não existe diferença entre os refrigerantes light e diet.José Mauro: Verdade. No caso específico de refrigerantes, não há diferença. Ambos não podem conter açúcar adicionado e este é substituído por adoçantes como o aspartame, o esteviosídeo, a sucralose, o acesulfame K, a sacarina e o ciclamato. Carla: Não há diferença na composição nutricional dos refrigerantes denominados light e diet, já que originalmente essa bebida apresenta em sua composição apenas o carboidrato. Sendo assim, tanto a versão light quanto a diet caracterizam o produto sem açúcar (carboidrato).
Refrigerante só faz mal à saúdeJosé Mauro: Mentira. Refrigerantes podem fazer parte de uma dieta saudável, se for composta por diversos tipos de alimentos, como cereais, frutas, verduras, laticínios, carnes, pães, em quantidades compatíveis com o gasto calórico da pessoa. Por conterem água, os refrigerantes também ajudam na hidratação. Muitas pessoas não bebem água e preferem outros líquidos, como o refrigerante e o suco. Ambos hidratam com eficiência.Erika: Nem verdade nem mentira. O consumo exagerado de refrigerante impede a ingestão de algumas vitaminas. Ele até é usado em alguns casos de desidratação, mas não pode ser substituído pela água, nem pelo suco, nem por água de coco, nem isotônico. Na minha opinião, como nutricionista e pessoa, podemos de vez em quando fazer essa substituição, faz parte da vida social. Mas não podemos substituir definitivamente.
É....... sendo bom ou ruím vou aos poucos eliminando de 3 para 1 latinha por dia , e olhe lá. É claro que numa noitada, não dá para ficar em uma lata enquanto a mesa toda já está no décimo chopp, mas isso é considerado uma ocasião especial em nossa dieta rsrsrrsrrss.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

ABAIXO A COCA-COLA LIGHT !!!! rsrsrsrsrs Beijos e ótimo feriado !!

7:43 PM  
Anonymous Anonymous said...

Uma hora vc consegue parar, eu era viciada em coca cola quando pequena, passei mal do estômago um dia que abusei muito.
Eu nunca mais quis saber de refri, eu tomo quando não tem nada pra beber além disso e coca cola só em último caso mesmo, pepsi então ieca!!!!!!
Seja forte e pare de beber refri q nem água! Bjssss!

10:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

Desculpe a invasão, mas gostaria de saber qual foi o resultado, pois não consta Dezembro e Janeiro/07, deu tudo certo???Espero que sim, estou também na tentativa...achei muito legal a sua espontaniedade nesta questão que realmente deixa a gente "pirada"...Andrea/SP

8:25 PM  

Post a Comment

<< Home




voltar ao início

<BODY>